O Sistema Cardiovascular

INTRODUÇÃO

O sistema cardiovascular, é essencial para qualquer organismo ( exceto os que a difusão consegue levar aos tecidos as substancias requeridas).  O Sistema é formado por um conjunto de vasos que através do bombeamento do coração, transportam substâncias essenciais para todo o corpo dos animais atuando na defesa do organismo e para manter a homeostasia. 

 

CORAÇÃO

É o orgão central, que por contrações rítmicas, bombeia o sangue através dos vasos sanguineos.

Pericárdio

O coração é envolvido por um saco seroso denominado ‘pericardio’. Esse se divide em camadas, sendo a mais interna e próxima ao coração, o pericárdio visceral (epicárdio). O pericárdio parietal, que é mais externo, possui uma camada fibrosa que tem importancia na proteção do órgão.

 01

 

1. coração 2. grandes vasos 3. pericardio visceral (epicárdio) 4.cavidade pericárdica 5. pericardio parietal 6. camada de tecido conjuntivo 7. pleura mediastinal

 

 

Topografia do coração

 Diferenças na topografia são de importância para análises clínicas, pois modificam-se os métodos utilizados e a interpretação dos resultados de acordo com cada espécie.

O coração é cônico e posicionado assimetricamente no tórax. Cerca de 60%  do orgão permanece a esquerda do plano sagital mediano. A base é dorsal e o ápice posiciona-se perto do esterno.

 

 02

A                                                                  B

A- vista lateral esquerda. A linha reta indica o eixo cuadoventralmente inclinado do coração. B- vista dorsoventral. ver a posição assimétrica do coração.

 

Demonstração do coração nas espécies domésticas

 * Suínos

O coração dos suínos é relativamente pequeno. Ele ocupa a metade ventral da cavidade torácica, estendendo-se entre a segunda e a quinta costelas.

03* Carnívoros

 (Os cães têm o saco pericárdico ligado ao diafragma pelo ligamento frênico pericárdico)

04

* Ruminantes

O coração do ruminante, se estende do segundo espaço intercostal até o quinto espaço.Assim, encontra-se principalmente sob os membros nos animais em estação. A base se situa no plano da última articulação costocondral e o ápice oposto à sexta cartilagem, poucos centímetros acima do esterno; seu eixo longitudinal inclina-se um pouco caudalmente e para a esquerda.

 05

 * Equinos

O coração dos equinos é relativamente grande, achatado latero-lateralmente.

 06

 

ANATOMIA GERAL DO CORAÇÃO

 No adulto, o coração consiste em quatro câmaras: Átrio direito, átrio esquerdo, ventrículo direito, ventrículo esquerdo. Os átrios são separados entre si por um septo interno; assim como os ventrículos. Há uma comunicação considerável do átrio direito com o ventrículo direito e do átrio esquerdo com o ventrículo esquerdo. Esses dois ‘compartimentos’  formados pelo conjunto atrio-ventrículo, são chamados ‘bombas’ que se combinam e permitem a ocorrencia circulação  sanguinea pelo corpo.

07 

O lado esquerdo do coração, é facilmente identificado pela presença da aurícula esquerda (numero 6) bem visível e o ventrículo esquerdo é o mais musculoso.

 08

Na superfície externa do coração, observa-se, além das porções átriais e ventriculares, as seguintes estruturas :

Veias cavas cranial e caudal

Artéria pulmonar

Aorta ( sai do ventrículo esquerdo)

Artérias coronárias

Veias pulmonares

Artérias pulmonares

Aurículas direita e esquerda

Tronco Pulmonar(sai do ventrículo direito)

Sulco Coronário

Sulco interventricular paraconal

Sulco interventricular subsinuoso

Pericárdio

Epicárdio – revestimento externo

Miocárdio – é a musculatura

Endocárdio – revestimento interno

 

 09 10

 

Na região interna, há diversas estruturas localizadas nos átrios, nos ventrículos e nos dois locais ao mesmo tempo, como indica o desenho abaixo.

Septo Interventricular (separa os dois ventrículos), Músculos Pequitínios, óstio atrioventricular (ocupado por uma valva atrioventricular),

valva tricúspede, valva bicúspede, músculos papilares, cordas tendíneas,

trabécula septomarginal (vai do septo à margem ventricular),

válvulas semilunares, valva pulmonar, artéria pulmonar, septo interventricular, e vasos como a aorta, também podem ser vistos pela face interna do coração.

 11

 

ANATOMIA FUNCIONAL DO CORAÇÃO

Para o funcionamento adequado do coração, é indispensável um contração coordenada. O ‘nodo sinoatrial’ é o marcapasso por onde a onde de excitação normalmente se espalha para todas as partes do músculo.

A onda de excitação do nodo sinoatrial, atinge o nodo atrioventricular. Este não responde imediatamente, e o pequeno atraso permite a conclusão da contração atrial. O impulso então se espalha para o músculo ventricular. O fluxo sanguíneo é coordenado por esse conjunto de atividades.

12

1- Nodo atrioventricular 2-Ramo do tronco atrioventricular

 

Os movimentos sístole e diástole:

Sístole é a contração do músculo cardíaco, temos a sístole atrial que impulsiona sangue para os ventrículos. Assim as valvas atrioventriculares estão abertas à passagem de sangue e a pulmonar e a aórtica estão fechadas. Na sístole ventricular as valvas atrioventriculares estão fechadas e as semilunares abertas a passagem de sangue.

Diástole é o relaxamento do músculo cardíaco, é quando os ventrículos se enchem de sangue, neste momento as valvas atrioventriculares estão abertas e as semilunares estão fechadas


1000

 

CIRCULAÇÃO NO ANIMAL ADULTO

 Para entendermos melhor a circulação no animal adulto, mesmo sabendo que ambas funcionam de forma integrada, vamos dividi-la em ‘circulação pulmonar’ ou pequena circulação e ‘circulação sistêmica’ ou grande circulação.

Primeiro, o sangue passa pelos pulmões e é oxigenado( circulação pulmonar)  para então ser levado ao resto do corpo (circulação sistêmica). Essa circulação pulmonar, se dá da seguinte forma: o sangue que entra no AD passa para o VD de onde é bombeado através das artérias pulmonares e daí para os capilares pulmonares. Depois de sofrer a hematose, o sangue oxigenado retorna ao AE através das veias pulmonares. É uma circulação coração-pulmão-coração. 

Na Circulação sistêmica, a sequência dos acontecimentos é a seguinte :      do AE, o sangue oxigenado flui para o VE, de onde é bombeado através da artéria aorta e seus vários ramos, e daí aos capilares de todas as regiões do corpo, retornando ao coração (pelo AD) com sangue venoso através das veias cavas superior e inferior. É uma circulação coração-tecido-coração.

 

14

 

CIRCULAÇÃO FETAL

15

Na circulação fetal, o sangue oxigenado da placenta chega ao feto através da veia umbilical. A veia umbilical se anastomosa com ramos da aorta e é formada então uma dilatação (seio umbílico-portal), da qual parte o ‘ducto venoso’, que leva o sangue até a veia cava caudal. Na veia cava caudal o sangue oxigenado e o sangue hipoxigenado se misturam (mas o sangue oxigenado é predominante). A veia cava caudal desemboca, junto com a veia cava cranial, no átrio direito, onde o sangue passa para o átrio esquerdo  através do forame oval .Do átrio esquerdo, o sangue passa ao ventrículo e posteriormente a aorta. O sangue que passou do átrio direito ao ventrículo direito sai pelo tronco pulmonar, mas boa parte dele é desviado para a aorta através do ducto arterial. Pela aorta o sangue é distribuído a todo o corpo do feto, voltando a placenta por meio das artérias umbilicais que são ramos das artérias ilíacas internas. Após o nascimento ocorrem modificações na circulação devido, principalmente, ao funcionamento dos pulmões. Dentre elas: oclusão do forame oval e oclusao de outros vasos fetais que resultam vários ligamentos. O ligamento redondo da bexiga ( resultante da obliteração das arterias umbilicais ) e o  ligamento redondo do figado (oclusão da veia umbilical) são dois exemplos.

 dsjadsklj

 

 

 

 

2 thoughts on “O Sistema Cardiovascular

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s